domingo, 1 de outubro de 2017

O solo na Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul é basáltico...Mas e daí!!??

Você acompanha a gente faz tempo que eu sei, então já sabe que o solo influencia as uvas nos parreirais, e portanto, influencia os vinhos que bebemos!
Em conversa "aqui e ali", descobri que este tema no Brasil não é profundamente conhecido!
Me explico...
Escrevi sobre a história do vinho no Brasil a pouco tempo (Clique aqui!), e como comentei lá, o vinho produzido no Brasil é bem recente, se comparado a países com muito mais tradição do que nós!
Estamos explorando novas regiões para se plantar uvas, e conversando com os enólogos destas regiões, eles afirmam que ou a própria vinícola investe para o estudo do seu solo, ou é necessário ter outras vinícolas na mesma região, para que os órgãos públicos o façam, através de pesquisa de campo da Imbrapa e etc.
Mas e se não conhecem o solo, como eles plantam!?

Simples...Por tentativa e erro!!

Planta-se algumas parreiras que se deseja testar, e assim vão conhecendo o que melhor se adapta a uma região!
Mas na chamada deste "post" eu disse que o solo da região da Serra Gaúcha (Bento Gonçalves e arredores) era predominantemente basáltico, e lá este estudo já esta mais avançado, e o tempo claro, já ajudou a conhecerem as uvas que melhor se adaptaram a região.
Mas e o que isso influencia nos vinhos feitos nesta região!?

Primeiro deixa eu lhe contar que este solo é o resultado do resfriamento de lavas vulcânicas milhares de anos atrás, e é rico em magnésio, ferro, dentre outros, e este mesmo tipo de solo, é encontrado na Lua e também em Marte.


O solo acaba por ser pobre de nutrientes, que é a condição ideal para o crescimento das videiras, pois assim ela tem que buscar estes nutrientes, indo cada vez mais fundo com suas raízes nestas pedras.
Outro papel importante do solo para a videira, é que ele absorve e transfere luz e calor do sol!
Este solo, que faz parte do que no mundo do vinho é chamado "terroir" (Veja o quadro abaixo), influenciam na uva colhida, e por consequência nos aromas e sabores de seu vinho, então quando estiver degustando seu vinho da Serra Gaúcha, lembre-se de buscar por aromas e sabores de ferro, terrosos, até mesmo mineral em alguns casos, e tantos outros ligados a este solo, mas não se esqueça que este é apenas um dos fatores que influenciam o vinho que bebemos...Mas é bem importante, sem dúvida nenhuma!

(Fonte: Revista Adega)




Saúde Sempre!



Luciana Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário