sábado, 20 de junho de 2015

Por que alguém que não pretende trabalhar com vinho, decide fazer um curso de sommelier !? - Minha História!

Este tema surgiu de minha própria experiência, ou melhor, é quase um retrato do que aconteceu comigo!
Quando uma pessoa gosta de degustar vinhos, o tema começa a se mostrar intrigante e muito vasto, porque ao contrário de tantas outras bebidas, e me perdoem seus amantes, o vinho quanto mais se aprende, menos se sabe, tamanha é a quantidade de informações disponíveis...Porque você pode saber desde superficialmente, até se tornar um expert...O vinho é até nisso, democrático!
E não foi diferente comigo, tenho a impressão de sempre ter gostado de vinho, mesmo quando não podia degustá-los devido a idade, mas o tempo foi passando, alguns bons goles neste néctar foram dados, e comecei a fazer cursos de curta duração, daqueles de 4 horas, lendo a respeito em revistas e livros, e assim achava que já tinha um bom conhecimento!
Pois essa noção se transformou completamente, quando tive a chance de entrar numa loja de vinho I-M-E-N-S-A numa viagem, parar na sessão de vinhos franceses, e simplesmente lá ficar...Admirando aqueles rótulos e tipos de garrafas diferentes, sem saber o que escolher, porque como os rótulos franceses em sua grande maioria, não trazem o nome da uva, eu fiquei ali, andando de um lado para o outro, me sentindo bastante frustrada por não poder escolher por conta própria, algumas garrafas para mim!
Lembro exatamente que foi nesta loja, que eu decidi:

VOU FAZER UM CURSO DE SOMMELIER!

E voltando desta viagem, alguns meses depois, eu me inscrevi realmente no curso de sommelier, e após 2 anos e meio de estudo, neste final de 2015, chega ao fim meu curso de Sommelier!
Infelizmente ainda não tive a chance de voltar naquela loja, mas lhe digo que hoje seria diferente...Não, eu não sei tudo sobre vinhos, porque o assunto é muito vasto, e se você decidir ir bastante a fundo, também descobrirá que é complexo, mas hoje eu já conheço os países, regiões, as uvas plantadas, não todas, admito, mas estudo cada vez mais para isso, e eu poderia sim, voltar naquela loja, e sair muito feliz e orgulhosa, com algumas garrafas na mão!
E agora com você que prestigia o blog VINRISOS, eu tenho a oportunidade de compartilhar o que aprendi, e assim, todos nós conhecemos mais deste universo, e degustamos mais e melhor!





Saúde sempre!

2 comentários:

  1. Parabéns pela bela reportagem!! Já aconteceu isso comigo também, só que eu não fiz o curso de sommelier ainda, vontade não me falta, o problema é o valor e o tempo, mas um dia quem sabe....abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luiz!
    Torço para que logo você possa fazer o curso, mas enquanto não faz, aproveite para ler os blogs, em especial o VINRISOS (RISOS), e também livros e revistas especializadas...Eu também comecei assim!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir