domingo, 7 de setembro de 2014

Existe mais de um tipo de uva vinífera para fazer vinho ?

Já me deparei com muitas pessoas que acreditavam só haver uma uva vinífera para a produção de vinho, mas isso não é verdade.
No livro "Wine Grapes" de Jancis Robinson por exemplo, são citadas 1.368 diferentes uvas, e como muitas destas uvas tem nomes distintos em diferentes países, sendo a mesma uva, o número chega a 7.000 uvas...O que não falta é uva para a produção de vinho!
Cada uma delas traz diferentes aromas, sabores e características para o vinho, e degustar diferentes vinhos varietais ou cortes (clique aqui), trará o conhecimento e prazer de degustar este mundo fantástico!
Claro que algumas uvas são mundialmente conhecidas e utilizadas, como a cabernet sauvignon, merlot, malbec, chardonnay, sauvignon blanc e etc, mas como eu comentei, algumas uvas são plantadas em várias partes do mundo, mas mudam de nome...Sim, é verdade!
Quer um exemplo?

A uva tempranillo tem também os seguintes nomes:

- Portugal: Aragonez e Tinta Roriz (Depende da região onde é plantada)
- Espanha: Tinta de Toro e Tempranillo
(Depende da região onde é plantada)

A uva primitivo tem também os seguintes nomes:

- Itália: Primitivo
- EUA: Zinfandel

A uva grenache tem também os seguintes nomes:

- Itália: Alicante
- Espanha: Garnacha

Estas e tantas outras uvas mudam de nome, e as características de solo, clima e etc, podem render vinhos bem diferentes!
Para os vinhos do novo mundo (Argentina, EUA, Uruguai, Brasil, e etc) por exemplo, fique de olho no rótulo, que sempre traz a uva utilizada no vinho, e no velho mundo (França, Espanha, Itália e etc) é preciso ler o contra rótulo ou conhecer a região/produtor.
Agora que já sabe que todos os vinhos não são feitos de uma única uva, é só iniciar a exploração...Não perca mais nenhum minuto!





Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário