domingo, 17 de agosto de 2014

Não gire só a taça...Saiba o que você não deve encontrar após a abertura do vinho (Os defeitos!)

Confesse...Você vê a pessoa girando a taça de vinho na mesa ao lado, logo após a garrafa ser aberta, e se pergunta:

- Que raios ela (e) esta fazendo ?

Pois bem, podia ser que a pessoa fizesse por puro charme ou tradição, mas após ler este "post", pelo menos você, fará pelas razões certas!

Vamos aos principais defeitos de um vinho, e são esses que você deve avaliar logo após a garrafa aberta:


- Aroma foxado (Cheiro de uva):

Sinto informar que num vinho de qualidade, você não deveria sentir cheiro de uva!
Isso significa que você esta degustando um vinho feito com uva de mesa, ou também conhecida como uva americana, o qual eu falei num post anterior deste blog (clique aqui para ler). A utilização desta uva para a fabricação de vinho, é pratica comum apenas no Brasil, portanto, será raro encontrar este aroma em vinhos de outros países.

E como identificar ?
Para que você tenha este aroma na sua memória olfativa, sinta o cheiro daqueles sucos de uva prontos para beber, não de caixinha, aqueles vendidos em garrafas ou...Compre compre um vinho nacional, onde vem escrito no rótulo "vinho de mesa".

- Fósforo queimado (Alta concentração de SO2):

A maioria das vinícolas, coloca no vinho branco, que é onde o SO2 é mais utilizado, mas também no tinto, um produto chamado dióxido de enxofre (SO2), pois o mesmo em quantidade moderada, não faz mal para nossa saúde, mas auxilia na conservação do vinho.
O problema é que se colocado em exagero, o seu vinho terá um aroma permanente deste gás, o que não é agradável!

E como identificar ?
Esse é fácil: Queime um fósforo e sinta o aroma que fica no fósforo!
Não posso deixar de comentar que algumas vezes, o aroma também pode lembrar flatulências (Sim, pode acontecer!).

OBS: Logo após a abertura da garrafa, é bastante comum existir este aroma, mas ele em poucos minutos deve sumir, e se não some, é um defeito!

- Oxidado:
Existem vinhos que a sua característica é ser um vinho oxidado, como por exemplo, os vinhos do porto, mas num vinho seco ou doce, sem que a oxidação faça parte de seu processo de vinificação, não é um aroma esperado.

E como identificar ?
O cheiro de uma bebida chamada Vermute é seu melhor referencial ou algo próximo ao aroma do vinho do porto, mas como já dito, sem que seja um vinho com estas características.

- Bouchonné (Aroma de rolha):
Admito que já degustei muitos vinhos, e só encontrei este aroma uma vez, apesar dele estar presente em quase 5% da produção mundial de vinho!
Se trata de uma fungo que pode estar presente principalmente na rolha, mas que também pode estar na barrica (muito raro!), e que em contato com o vinho produz um aroma desagradável.

E como identificar ?
Cheiro de sapato guardado ainda molhado, papelão molhado e guardado e mofo!
Este aroma no vinho é crescente, ou seja, se há dúvida que o vinho esta "bouchonné", basta esperar algum tempo, que o aroma vai se intensificar ainda mais!
E na boca, quando degustado, deixa um amargor que nem água sabão tira! RISOS

Estes são os principais pontos que você deve avaliar num vinho após a sua abertura, e ainda na presença do sommelier ou responsável pelo
serviço de vinho, portanto, a avaliação inicial não é se o vinho lhe agradou ou não, quais os aromas você sente, pois isso precisa de mais algum tempo do vinho na taça...E um outro "post"!

Agora você não vai mais só "girar a taça", você vai fazê-la mostrar todas as suas qualidades...Ou defeitos!! RISOS




Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário