sábado, 23 de agosto de 2014

Lendo um Rótulo...

(Sugestão do tema: Marcio Imazaki)

A escolha do vinho começa sempre pelo rótulo, e entender o que ele diz, ajuda na sua escolha!
A ideia é explicar o rótulo, e haverá outros "posts", falando sobre as regiões vinícolas, para que a compreensão possa ser completa.
No "velho mundo", por exemplo, os rótulos não trazem o nome da uva, mas é importante saber compreender o rótulo, para identificar a região produtora, e com isso, e mais o conhecimento das uvas de cada região, ficará mais fácil aproveitar seus vinhos.

Rótulo do novo mundo:


No conhecido novo mundo, que compreende países como por exemplo África, EUA, Uruguai, Argentina, Chile e etc, o rótulo traz informações suficientes para que você possa escolher com maior facilidade seu vinho.
Como mostrado na foto acima, o rótulo traz as informações que já são esperadas, tais como o nome do vinho, produtor, safra, grau alcoólico, país, mas o que mais ajuda no rótulo do novo mundo, é trazer a uva utilizada, que no caso da foto, é com a uva Malbec.
Com essas informações, você sabe o que esta comprando, e basta abrir e degustar, para saber se o vinho lhe agrada!

Rótulo do Velho Mundo:


Este é um rótulo típico do velho mundo, onde as informações mais comuns e necessárias, como o nome do vinho, safra, produtor, região e etc estão disponíveis, mas para a maioria dos vinhos não traz a uva ou uvas utilizadas, e com isso, é preciso conhecer a região vinícola.
Isso acontece porque não é obrigatório essa informação no vinho, e espera-se que o consumidor tenha conhecimento das regiões e países, e por isso, julgam essa informação desnecessária...Além de fazer parte da tradição desta informação não ser divulgada!

Agora é só pegar uma garrafa, e comprovar tudo isso...Aproveita, abra e deguste!




Saúde sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário