segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Enólogo, Enófilo e Sommelier - O que cada um faz ?

São tantas as palavras para aprendermos o significado, que muitas vezes fica difícil entender o que a palavra significa, e mais ainda...Como utilizá-la, sem errar feio!
Pois lá vai uma dica do "mundo dos vinhos", que causa dúvidas para as pessoas: Enólogo, Enófilo e Sommelier...O que significa ?
  • Enólogo: Se trata de uma pessoa com curso superior (legislação brasileira) ou com o grau de instrução definido pela lei de seu país, o qual estuda sobre uvas, plantio, solo, colheita, e todos os aspectos para elaborar um vinho. Ou seja, é a pessoa que produz o vinho na vinícola!
  • Sommelier: Também se trata de uma pessoa que passou um bom tempo estudando, degustando, lendo e discutindo sobre vinhos, mas não se trata de um curso superior, e sim cursos ministrados por entidades particulares, com uma duração que varia de acordo com a definição de cada entidade. O sommelier normalmente trabalha em restaurantes, e é responsável pela compra dos vinhos, armazenamento, harmonização com os pratos feitos pelos chefes, e de sugerir aos clientes, o vinho que melhor irá atendê-los no preço, gosto pessoal, harmonização e etc.
  • Enófilo: É a pessoa interessada em vinho, conhecido também como "amante do vinho", que lê a respeito, e se interessa por esse mundo fabuloso que somos brindados!
Agora basta definir qual a carreira que você prefere seguir no mundo dos vinhos (RISOS!) , e começar agora mesmo: O importante é nunca perder a paixão por esta maravilha chamada VINHO...Porque paixão e vinho, são quase sinônimos, mas isso já é outro "post"!


Saúde sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário